
A Comissão Própria de Avaliação (CPA) do Centro Universitário UNIDOMPEDRO Afya instituída por ato da Reitoria, tem por propósito coordenar o processo de autoavaliação Institucional, de acordo com as diretrizes, critérios e estratégias estabelecidas pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) previstas na Lei 10.861, de 14 de abril de 2004 e em consonância com as diretrizes internas definidas pela própria instituição para esse processo.
No Centro Universitário UNIDOMPEDRO Afya a autoavaliação é caracterizada por um processo contínuo, pautado em eixos e em dimensões previstas no SINAES, que envolve a participação ativa de todos os segmentos da Instituição. Esse processo compreende diferentes fases e ações, que englobam planejamento, sensibilização da comunidade acadêmica, pesquisas de campo, elaboração de relatório(s), elaboração de plano (s) de ação, monitoramento de melhorias e divulgação de resultados. Tais fases ações possibilitam à instituição como um todo relacionar a realidade institucional com o ideal desejado, mediante reflexões sobre a sua própria organização e atuação em prol do aprimoramento de suas potencialidades e da melhoria da qualidade do ensino que busca ofertar.
Além da participação dos segmentos docente, discente, técnico-administrativo e da comunidade civil, a CPA UNIDOMPEDRO Afya conta com o apoio da Reitoria e Prós Reitorias Administrativa e Financeira; dos (as) diretores (as) de unidade; das Coordenações de Curso; do Núcleo de Experiência Discente (NED); do Núcleo de Apoio Pedagógico e Experiência Docente (NAPED) e do Setor de Marketing institucional. Essa atuação coletiva que permite a efetiva e ativa participação da comunidade acadêmica nos processos de avaliação, planejamento, discussão dos resultados, proposição de ações e da ampla divulgação, se constituiu em um dos pilares da autoavaliação na instituição
De acordo com a lei 10.861, de 14 de abril de 2004 os cinco eixos, os quais englobam dez dimensões institucionais, a serem considerados no processo de autoavaliação institucional são os seguintes:
EIXO 1 – Planejamento e Avaliação Institucional
Dimensão 8: Planejamento e Avaliação
EIXO 2 – Desenvolvimento Institucional
Dimensão 1: Missão e Plano de Desenvolvimento Institucional
Dimensão 3: Responsabilidade Social da Instituição
EIXO 3 – Políticas Acadêmicas
Dimensão 2: Políticas para o Ensino, a Pesquisa e a Extensão
Dimensão 4: Comunicação com a Sociedade
Dimensão 9: Política de Atendimento aos Discentes
EIXO 4 – Políticas de Gestão
Dimensão 5: Políticas de Pessoal
Dimensão 6: Organização e Gestão da Instituição
Dimensão 10: Sustentabilidade Financeira
EIXO 5 – Infraestrutura Física
Dimensão 7: Infraestrutura Física
O processo de coleta de informações engloba o planejamento, a sensibilização e a aplicação dos instrumentos. A sensibilização para a participação da comunidade acadêmica, ocorre por meios de banners, cartazes, cards, e-mails, reuniões e redes sociais da instituição.
Para coletar as informações, a CPA utiliza diversos instrumentos e estratégias, entre os quais se destacam os grupos focais, a escuta ativa, a observação direta e a aplicação dos questionários, que são os instrumentos de maior abrangência. Esses questionários, revistos anualmente, são aplicados semestralmente, mediante formulários eletrônicos, em conformidade com o calendário institucional. Nesse instrumento, específicos para discentes, docentes, funcionários técnico-administrativos, os respondentes conferem conceitos que vão de 1 a 6, sendo 1 discordo completamente, e 6 concordo completamente.
Portaria Nº 92, de 31 de janeiro de 2014 – aprova, em extrato, os indicadores do Instrumento de Avaliação Institucional Externa para os atos de credenciamento, recredenciamento e transformação de organização acadêmica, modalidade presencial, do Sinaes. Faça o download aqui.
LEI Nº 10.861, DE 14 DE ABRIL DE 2004 (Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES e dá outras providências). Disponível aqui.
PORTARIA Nº 2.051, DE 9 DE JULHO DE 2004 (Regulamenta os procedimentos de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), instituído na Lei no 10.861, de 14 de abril de 2004).
Disponível aqui.
NOTA TÉCNICA INEP/DAES/CONAES No065 (Roteiro para Relatório de Autoavaliação Institucional).
Disponível aqui.
Assim como no processo de sensibilização, para a divulgação dos resultados da autoavaliação institucional são utilizados banners, cartazes, cards, e-mails, reuniões e redes sociais da instituição. É um processo criativo de autocrítica da Instituição, que objetiva sobretudo garantir a qualidade da ação universitária, mediante a identificação das potencialidades das oportunidades de melhoria, apontadas pelos diversos segmentos institucionais.
Em 2025, além dos recursos e estratégias mencionados, a devolutiva dos resultados aos estudantes ocorreu também concomitante à escuta do segmento, em diversos encontros promovidos pela CPA, conforme imagens que seguem:
Devolutiva e escuta ativa dos estudantes da unidade Salvador – encontro no Civil Trade:
Na interação ativa, evidenciadas nas fotos, em momentos presenciais e síncronos, os estudantes não somente ratificaram as melhorias verificadas pela CPA, mas apresentaram outras demandas. A autoavaliação institucional, desta forma, se fortaleceu em um movimento que longe de ser linear e estanque, é retroalimentado processualmente no Centro UNIDOMPEDRO Afya.
Com o selo a seguir, a CPA vem divulgando as realizações institucionais relacionadas também às solicitações dos segmentos, através da CPA:
Historicamente, o trabalho da CPA é compartilhado também com a comunidade, em eventos externos. Em 2015, por exemplo, nos seminários regionais sobre autoavaliação institucional e comissões próprias de avaliação (CPA) promovido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira que ocorreu em diferentes regiões do país, a CPA teve um trabalho aceito para publicação que hoje consta nos anais do evento (Disponível Aqui).
Outra participação que pode ser citada se refere ao XI Fórum Internacional de Inovação Acadêmica do Consórcio STHEM. Nesse fórum um texto sobre grupos focais, um dos instrumentos da comissão utilizados no processo de autoavaliação pela CPA UNIDOMPEDRO Afya, foi aceito para fins de publicação, como uma inovação acadêmica, conforme imagem que segue. Devidamente apresentado, este trabalho consta hoje nos anais do evento.
Relatório da CPA (2021 – 1º relatório parcial do triênio 2021-2023): Download
Relatório da CPA (2022 – 2º relatório parcial do triênio 2021-2023): Download
Relatório da CPA (2023 – Relatório integral do triênio 2021-2023): Download
Relatório da CPA (2024 - 1º relatório parcial do triênio 2024-2026): Download