
A CPA do Centro Universitário Dom Pedro II é um órgão de coordenação, condução e articulação do processo interno de avaliação institucional, de orientação, de sistematização e de prestação de informações às unidades universitárias e ao Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES). Instituída em consonância com a Lei nº10.861/2004, é composta por representantes dos discentes, dos docentes, do corpo técnico-administrativo e da sociedade.
O projeto de autoavaliação, que visa identificar a eficiência de execução dos propósitos institucionais, refletidos na missão, valores e objetivos institucionais, pauta-se no acompanhamento avaliativo das dimensões institucionais e da institucionalização de práticas de avaliação, que se relacionam ao aprimoramento das análises de resultados de avaliação, utilizados para a orientação das ações gestoras.
A Comissão atual
A Portaria nº 92, de 31 de janeiro de 2014, aprova, em extrato, os indicadores do Instrumento de Avaliação Institucional Externa utilizados nos atos de credenciamento, recredenciamento e transformação de organização acadêmica, na modalidade presencial, conforme diretrizes do SINAES (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior).
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Artigo: Grupos Focais como Instrumentos de Avaliação: Olhares e Vozes da Faculdade D. Pedro II
Este artigo explora a utilização dos grupos focais como uma ferramenta de avaliação na Faculdade Dom Pedro II, analisando os diferentes olhares e vozes dos participantes. O estudo discute como essa metodologia contribui para uma avaliação mais qualitativa e profunda das práticas acadêmicas e administrativas da instituição, permitindo um diálogo aberto entre alunos, professores e gestores. A pesquisa oferece uma análise detalhada do impacto dos grupos focais na melhoria contínua da qualidade educacional da faculdade.
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A Comissão Própria de Avaliação (CPA) divulga seus relatórios anuais, que fazem parte do processo de autoavaliação institucional da faculdade. Esses documentos são fundamentais para o acompanhamento da qualidade acadêmica e para a identificação de oportunidades de melhoria na instituição.
Esses relatórios proporcionam uma visão transparente sobre as ações avaliativas, as metas alcançadas e os desafios identificados, além de servir como base para o planejamento das próximas etapas de aprimoramento institucional.
Para aprofundar seus conhecimentos sobre a avaliação do ensino superior e o processo de autoavaliação institucional, consulte os seguintes links, que fornecem informações detalhadas sobre os principais órgãos e sistemas relacionados à educação no Brasil:
Esses links são recursos essenciais para quem deseja entender melhor o cenário da educação superior e o impacto das avaliações acadêmicas em nosso sistema de ensino.